Associação Budokai Shotokai de Portugal

Representante Oficial da Nihon Karate Do Shoto-kai

Director Técnico

António Filipe da Cunha, nasceu a 10 de julho de 1954 na cidade do Porto. Os primeiros passos no estudo do karate-do Shotokai foram iniciados em Novembro de 1973 sob a orientação do Mestre António Cacho. Posteriormente o estudo avançado do Karate-Do Shotokai teve continuuidade sob a direcção do Mestre japonês Tetsuji Murakami (5º Dan Shotokai), com quem se manteve até 1979. Em Agosto de 1976 participou, em Lisboa, num estágio técnico internacional dirigido pelo então instrutor-chefe (Shian) da Nihon Karate-do Shotokai, Mestre Shigeru Egami, assistido pelos Mestres Tomoji Miyamoto e Fujita. Em 1980 frequentou, em Lisboa, dois estágios técnicos com Mestre Mitsusuke Harada (5º Dan Shotokai).

Em Novembro de 1980 iniciou uma colaboração técnica com o Mestre Atsuo Hiruma (5º Dan Shotokai) que se mantêm actualmente. Em Março de 1983 frequentou um estágio técnico internacional em Madrid, com Mestre Genshi Hironishi, à época presidente da Nihon Karate-do Shotokai. Em 1996 frequenta na Corunha um estágio sobre a direcção do Mestre Hayaito Suguimoto (Instrutor-chefe da Nihon Karate-Do Shotokai). Recentemente, em Maio de 1999 em Sevilha, sob a direcção do actual presidente da Nihon Karate-do Shotokai, mestre Jotaro Takagi, frequentou um estágio internacional que visou (pela 1ª vez para europeus) examinar para a graduação máxima do Karate-Do Shotokai um grupo de professores Europeus. O mestre António Cunha obteve a graduação de 5º Dan.

De 1975 a 1980 colaborou com a Comissão Directiva de Artes Marciais (CDAM - Departamento do Estado) na qualidade de membro do Conselho Consultivo, a convite do Sr. Comandante José Manuel Fiadeiro, na qualidade de Presidente desta Comissão. Foi membro do conselho técnico e da direcção da Federação Portuguesa de Karate e Disciplinas Associadas, contribuindo para a unificação do Karate Nacional numa só estrutura federativa. Fez a sua formação pedagógica no Instituto Nacional do Desporto, em Lisboa e no Porto. Em 14 de Março de 1983 funda a Associação Budokai Shotokai de Portugal, da qual é, actualmente, Presidente e Director Técnico. Leccionou, como professor convidado pelas ESE (Escola Superior de Educação), de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Lamego, três acções de formação dirigidas aos alunos finalistas do curso de educação física, no ano de 1999 e 2000. Em 2 de Março de 1976, foi o fundador e introdutor do Karate-do Shotokai em Viana do Castelo, difundindo a prática e o ensino a outras localidades e vilas do Alto Minho.